TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
MPF notifica instituições e órgãos para tentar rastrear presos que deixaram cadeia com alvarás falsos - Editoriais - Band News FM

Justiça

Texto:
+
-

MPF notifica instituições e órgãos para tentar rastrear presos que deixaram cadeia com alvarás falsos

Ofícios foram enviados para polícias e companhias aéreas

Por Gustavo Sleman, às 12:13 - 27/02/2021

00:00 / 00:00

Seap investiga mais casos de saídas de prisões com alvarás falsos (Foto: Divulgação | PCERJ)

O Ministério Público Federal acredita que o traficante de armas internacional João Felipe Cordeiro Barbieri e o braço-direito dele, João Victor Silva Roza, já possam ter deixado o Brasil. Condenado a 27 anos de prisão, Barbieri utilizou um alvará de soltura falso para sair da cadeia em novembro de 2020. 

Para o procurador da República Eduardo Benones, o intervalo entre a fuga e a descoberta que o documento era falso pode ter possibilitado o deslocamento para fora do país. Por conta disso, empresas aéreas foram notificadas pelo órgão para informarem se os nomes da dupla constam em alguma lista de passageiros nos voos das companhias nos últimos meses.

Durante o mês de fevereiro, o MPF também enviou ofícios para diferentes instituições e órgãos. Para a Polícia Rodoviária Federal foi solicitado que fossem emitidos alertas em vias, estradas e fronteiras patrulhadas pela corporação para tentar prender a dupla. Já à Polícia Militar foram requisitadas informações sobre quais providências foram tomadas para caputar os foragidos.

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio pode fazer com que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária crie uma central jurídica para conferir a autenticidade de documentos para a soltura de presos.

Segundo o autor da proposta, o deputado Anderson Moraes, do PSL, essa também seria uma forma de resguarda a segurança de agentes penitenciários.

O MPF espera que entre 20 e 30 dias os trabalhos de investigação sobre a saída da dupla sejam concluídos.

NEWSLETTER
OU