Museu Carmem Miranda está fechado há sete anos
O museu foi criado oficialmente em 1956 e a inauguração do espaço aconteceu em 5 de agosto de 1976
Por Jhade Marinho*, às 15:46 - 06/11/2020

Em nota, a Secretaria Estadual de Cultura diz que não existe previsão para transferência da coleção (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Há 7 anos, o Museu da Carmen Miranda, no Flamengo, Zona Sul do Rio, está fechado. O historiador Flávio Roberto, ouvinte da BandNews FM, diz que o acervo deveria ser transferido para a Fundação do Museu da Imagem e do Som, porém, o projeto está parado e não sai do papel há quase 10 anos. Para ele, a situação mostra que o Brasil não dá o devido valor à cultura.
O Museu Carmen Miranda foi criado oficialmente em 1956, mas a inauguração ocorreu em 5 de agosto de 1976. A criação do espaço foi uma resposta aos milhares de admiradores da artista, sobretudo estrangeiros, que desejavam um espaço para a preservação da memória da cantora.
No site da Secretaria Estadual de Cultura consta a informação de que o espaço cultural está fechado devido à transição do acervo para o novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, mas, em nota, a pasta diz que não existe previsão para transferência da coleção.
A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio afirma que, em breve, peças do acervo do museu vão integrar a exposição Mulheres Artistas no Acervo da FUNARJ, que tem previsão de abertura ainda este ano, no Museu do Ingá, em Niterói.
Ainda de acordo com o comunicado, embora a visitação esteja fechada ao público, pesquisadores podem visitar o espaço com agendamento prévio, já que a rotina técnica e administrativa segue em funcionamento enquanto o acervo passa por restauração.
*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.