TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Museu Nacional ganha coleção clássica do período greco-romano - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Museu Nacional ganha coleção clássica do período greco-romano

As peças são avaliadas em cerca de R$ 1 milhão

Por Rafaela Cascardo, às 19:24 - 09/06/2021

00:00 / 00:00

Museu Nacional antes do incêndio de 2018 (Foto: (Foto: Agência Brasil))

No mês em que comemora 203 anos de história, o Museu Nacional ganhou de presente uma coleção de arte dos períodos clássicos greco e romano. Há peças até do ano 550 antes de Cristo.

São 27 esculturas, peças de mármore, cerâmica, vidro, metal e terracota. Tudo da coleção do diplomata aposentado e ex-ministro das Relações Exteriores Fernando Cacciatore de Garcia. O presente de aniversário foi generoso. As peças são avaliadas em cerca de R$ 1 milhão.

Gaúcho, Cacciatore disse que o imponente palácio da Quinta da Boavista chamou a atenção dele quando chegou ao Rio. O incêndio que destruiu grande parte do acervo do museu em 2018 foi o que o sensibilizou para fazer a doação.

A peça mais antiga é um tijolo arquitetônico que ornamentava um templo na Grécia oriental, território que atualmente pertence à Turquia. Mas é a estátua do deus baco ainda menino que é considerada pelo próprio doador a peça mais importante.

Três anos após o incêndio no museu, a UFRJ, que administra o espaço, disse que as obras de recuperação estão dentro do prazo previsto. Segundo a reitora da universidade, Denise Pires de Carvalho, a limpeza dos bens integrados do Paço de São Cristóvão e do Jardim das Princesas vai ser finalizada no mês que vem.

O museu pretende realizar, assim que possível, uma exposição para apresentar a nova coleção.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU