TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Número de moradores em extrema pobreza na Cidade de Deus passa de 12% para 20% em um ano - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Número de moradores em extrema pobreza na Cidade de Deus passa de 12% para 20% em um ano

Já a taxa de pessoas que vivem na pobreza na comunidade saltou de 14% para 20% entre março de 2020 e o mesmo mês de 2021

Por Gabriela Morgado, às 22:00 - 11/05/2021

00:00 / 00:00

Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (Foto: Junius/Wikimedia Commons)

O número de moradores em condição de extrema pobreza na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, passou de 12% para 20% de março de 2020 para o mesmo mês de 2021. Já a taxa de pessoas que vivem na pobreza na comunidade saltou de 14% para 20%.

Os dados são de um estudo do Coletivo de Pesquisa Construindo Juntos, que investigou os impactos da pandemia na comunidade. A pesquisa foi feita com mais de mil moradores.

Cinquenta e nove por cento dos entrevistados afirmaram que o problema mais impactante foi a perda de trabalho e renda: 83% dos moradores da Cidade de Deus disseram ter dificuldade para pagar as contas, e o índice de desempregados passou de 31% para 52%.

A pesquisadora Anjuli Fahlberg explica como a perda de empregos fora da comunidade afeta os comércios locais.

No período, o número de pessoas que vivem sem nenhuma renda mais que dobrou, de 4% para 9%. Apenas 24% das casas recebem mais do que um salário mínimo por mês.

Por causa disso, muitos moradores tiveram que contar com o auxílio da família ou de associações beneficentes. Porém, só 3% tiveram ajuda de alguma agência do governo. Anjuli afirma que o auxílio emergencial não foi suficiente para cobrir o aumento dos preços na pandemia.

Dezesseis por cento dos moradores afirmaram que os principais problemas da pandemia estão relacionados à saúde mental e 11% às mortes e doenças causadas pela Covid-19.

NEWSLETTER
OU