TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
O Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul está monitorando os níveis dos reservatórios do rio Paraíba do Sul - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

O Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul está monitorando os níveis dos reservatórios do rio Paraíba do Sul

O sistema é responsável pelo abastecimento de cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio

Por Rafaela Cascardo, às 19:36 - 21/06/2021

00:00 / 00:00

A bacia do Rio Paraíba do Sul abastece cerca de 15 milhões de pessoas (Foto: Reprodução)

O Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul está monitorando os níveis dos reservatórios do rio Paraíba do Sul, que atravessa o Vale do Paraíba, e de Guandu, na Região Metropolitana.

O sistema é responsável pelo abastecimento de cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.

Segundo dados desta segunda-feira (21) do monitor de secas da Agência Nacional de Águas, houve uma piora nos indicadores do Rio de Janeiro.

O mapa da ANA mostra um pequeno avanço da seca fraca no Norte do estado e o agravamento da seca no Sul, que passou de fraca para moderada.

Apesar disso, o Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul disse que não há necessidade de alterar a transposição dos reservatórios no momento.

No entanto, a presidente do grupo, Vera Lúcia Teixeira, lembrou a importância de economizar água, principalmente no período mais seco do inverno.

Outra reunião vai ser feita pelo comitê no dia 19 de julho. Até lá, o grupo vai analisar a necessidade de mudar a operação hidráulica dos reservatórios.

Se no inverno, a preocupação pode ser a seca, no verão, a Geosmina foi o grande problema da água no Rio de Janeiro. No início do ano passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro fez um alerta sobre a contaminação da Estação de Tratamento de Guandu.

Segundo a UFRJ, a presença da Geosmina apontava que a situação se tornaria cada vez mais recorrente. Por dois anos seguidos, moradores do Rio relataram água turva saindo das torneiras e dos filtros, com cheiro e gosto de terra.

NEWSLETTER
OU