TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Pesquisa mostra que moradores do estado estão mais otimistas com retomada da economia do Rio - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Pesquisa mostra que moradores do estado estão mais otimistas com retomada da economia do Rio

Por outro lado, cerca de 24% estão muito pessimistas

Por Rafaela Cascardo, às 22:35 - 27/05/2021

00:00 / 00:00

A pesquisa avaliou também o endividamento dos fluminenses (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio mostrou que os moradores do estado estão mais otimistas com a retomada da economia do Rio. Questionados sobre a expectativa de melhoria para os próximos três meses, quase 30% dos entrevistados responderam que estão confiantes ou muito confiantes. No mês passado, em abril, o número era menor: 21,6%.

Por outro lado, cerca de 24% estão muito pessimistas. Esse número diminuiu em relação a abril, quando 27,5% não acreditavam na retomada da economia do estado.

Com relação a confiança na economia nacional, cerca de 35% dos consumidores se mostraram confiantes ou muito confiantes, índice também superior ao de abril, que era de 25%.

Os pesquisadores perguntaram ainda sobre o medo de perder o emprego. Quase metade dos entrevistados disseram que têm medo de perder o emprego pelos próximos três meses.

Mesmo alto, o número, referente a maio, é menor do que nos meses anteriores. Em março, o percentual foi o maior da série histórica, com 62%. Em abril, 60% tinham medo de perder o emprego.

Esse é o caso do João Vittor de Barros. Ele é vendedor de seguros e fica receoso com a instabilidade do mercado.

A orientadora de carreiras Aline Saramago afirma que é preciso controlar a preocupação para não desenvolver um quadro de ansiedade ou até mesmo depressão.

A pesquisa avaliou também o endividamento dos fluminenses. O número dos que disseram estar endividados ou muito endividados subiu de 52% em abril, para quase 58% em maio.

NEWSLETTER
OU