TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
PIB recua 0,1% no segundo trimestre de 2021 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

PIB recua 0,1% no segundo trimestre de 2021

Frente ao mesmo trimestre de 2020, houve crescimento de 12,4%

Por Rafaela Cascardo, às 09:13 - 01/09/2021

00:00 / 00:00

No acumulado nos quatro trimestres, terminados em junho de 2021, o PIB cresceu 1,8% (Foto: Reprodução)

O Produto Interno Bruto apresentou estabilidade no segundo trimestre deste ano, na comparação com o anterior, com queda de 0,1%./ A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira (1). Apesar da diminuição, o PIB se manteve no patamar entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, período pré-pandemia.

 A maior retração foi da Agropecuária, com recuo de 2,8%, seguida pela Indústria, que teve queda de 0,2%. Entre as atividades industriais, o desempenho foi puxado pelas quedas de 2,2% nas Indústrias de Transformação e de 0,9% na atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos.

Para a analista do IBGE, Claudia Dionísio, a alta da inflação pode ter impactado no resultado.

Por outro lado, o setor de serviços cresceu 0,7%. Houve resultados positivos em informação e comunicação, outras atividades de serviços, comércio, Atividades imobiliárias, financeiras, de seguros e serviços relacionados, além de Transporte, armazenagem e correio. Houve também estabilidade para Administração, defesa, saúde e educação pública e seguridade social.

Para o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e responsável pelo monitor do PIB, Claudio Considera, a expectativa para o próximo trimestre não é boa.

A colunista da BandNews FM, Juliana Rosa, ressalta a preocupação com o consumo das famílias, que se manteve estável.

Na comparação com o segundo trimestre de 2020, houve crescimento de 12,4%./ Já em relação ao primeiro semestre do ano passado, o PIB apresentou alta de 6,4%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em junho de 2021, o PIB cresceu 1,8%.

NEWSLETTER
OU