TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Praça Mauá recebe festival de luzes e cores - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Praça Mauá recebe festival de luzes e cores

O IluminaRio 2021 reúne obras de artistas de diferentes gerações

Por Gustavo Sleman, às 11:53 - 06/11/2021

00:00 / 00:00

O evento é gratuito (Foto: Divulgação | I Hate Flash )

Até o dia 14, a Praça Mauá vai contar com uma iluminação diferente. O espaço, no Centro do Rio, vai se tornar por duas semanas uma galeria a céu aberto de arte e esculturas de luz, sombras e projeções.

Reunindo trabalhos de sete diferentes artistas, o IluminaRio 2021 traz pela primeira vez para a capital fluminense um festival nos moldes dos que já são realizados em outras partes do mundo.

O evento é uma iniciativa da agência de marketing URBN Experience e conta com apoio do governo do estado e da prefeitura, além de curadoria de uma empresa especializada na área de iluminação e parceria com uma fabricante automotiva. 

Segundo o sócio-fundador da URBN, Julio Custódio, a Praça Mauá foi escolhida por ser um local democrático e cultural.

Ao todo, são sete obras inéditas assinadas por autores consagrados, como a carnavalesca e professora Rosa Magalhães e o Estúdio Chão, reconhecido por promover inusitadas relações entre pessoas e espaços por meio de projetos que exploram as fronteiras entre arquitetura, artes visuais e cênicas.

Para Julio Custódio, o evento pode ajudar no processo de reencontro após o avanço da vacinação contra a Covid-19.

O festival também abre espaço para novos nomes da cena fluminense como Agrippina Manhattan e Yhuri Cruz, indicados ao prêmio PIPA 2019, um dos mais importantes de arte contemporânea no Brasil.

Durante o IluminaRio também vai ser apresentada uma projeção em 3D no Museu do Amanhã, da autoria de VJ Spetto, artista premiado internacionalmente por projetar seus vídeos em edifícios icônicos, como o prédio da CIA, nos Estados Unidos. As paredes do Museu de Arte do Rio também vão se tornar uma tela por meio de projeções realizadas pelo coletivo MOV.

Todas as peças ficam acesas entre 18h e 23h59. Durante o dia, as instalações vão funcionar como uma intervenção urbana, com o objetivo de propor uma relação diferente de visitantes e moradores com o espaço. 

O evento é gratuito e apesar de ser ao ar livre, segue todas as normas de prevenção a Covid-19. O IluminaRio vai contar com carbono neutro, uma forma de compensar todas as emissões envolvidas na produção e execução do festival.

NEWSLETTER
OU