TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Preços da indústria apresentam alta e fecham março em 4,78% - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Preços da indústria apresentam alta e fecham março em 4,78%

Com o resultado, o índice acumula recordes de 14,09% no trimestre

Por Francini Augusto, às 15:33 - 04/05/2021

00:00 / 00:00

As maiores influências vieram de refino de petróleo e produtos de álcool (Foto: André Motta/Agência Petrobras)

Pela vigésima vez consecutiva, os preços da indústria apresentam alta e fecham o mês de março em 4,78%. Com o resultado, o índice acumula recordes de 14,09%, no trimestre, e de 33,52%, nos últimos 12 meses.

Em março, pelo terceiro mês consecutivo, 23 das 24 atividades tiveram alta de preços. No setor de alimentos, os preços do setor aceleraram 31,49% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O gerente de análise e metodologia da Coordenação de Indústria, Alexandre Brandão, detalha as causas para o resultado. As maiores influências vieram de refino de petróleo e produtos de álcool, outros produtos químicos, alimentos e metalurgia.

Ainda de acordo com o IBGE, outro fator que contribuiu para a elevação de preços no mês de março foi o aumento da demanda internacional, especialmente da China, impactando o preço das commodities, sobretudo agrícolas.

Esta é a segunda maior alta desde janeiro de 2014, segundo o IBGE, que apresentou nesta terça-feira (4), o Índice de Preços ao Produtor, que mede os preços dos produtos "na porta de fábrica". O acumulado no ano atingiu 14,09% e foi o maior da série, para um mês de março.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU