TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Prévia da inflação é maior para o mês de outubro desde 1995 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Prévia da inflação é maior para o mês de outubro desde 1995

O IPCA-15 ficou em 1,20%, 0,06 ponto porcentual acima da taxa de setembro

Por Luanna Bernardes e Rafaela Cascardo, às 09:48 - 26/10/2021

00:00 / 00:00

O maior impacto e a maior variação vieram do grupo Transportes (Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

A prévia da inflação apresentou a maior variação para um mês de outubro desde 1995 e a maior variação mensal desde fevereiro de 2016. A taxa ficou em 1,20% depois de registrar 1,14% em setembro. Os dados são do IBGE.

No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15 acumula alta de 8,3% e, em 12 meses, de 10,3%, acima do registrado nos 12 meses anteriores.

Para a comentarista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a perda de credibilidade da economia brasileira contribui para o aumento da inflação.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram variações positivas./ O maior impacto e a maior variação vieram do grupo Transportes, puxado pelas passagens aéreas, que subiram 34%, e pela alta nos preços dos combustíveis. A segunda maior contribuição veio de Habitação, com destaque para a energia elétrica, que teve o maior impacto individual no índice do mês, e para o gás de botijão, que teve aumento no preço pelo 17º mês consecutivo.

Também teve alta o grupo de Alimentação e bebidas, com aumento, principalmente, das frutas, do tomate, da batata-inglesa, do frango, do café moído e do queijo. Por causa dos altos preços, o Marcelo Andrade conta que mudou os hábitos alimentares.

Em contrapartida, tiveram queda no preço a cebola e o arroz. As carnes também diminuíram de preço, após 16 meses seguidos de alta.

 Ainda registraram aumento os grupos de Vestuário, Despesas pessoais, Artigos de residência, Comunicação, Educação e Saúde e cuidados pessoas.

NEWSLETTER
OU