TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Procura por bens industriais tem queda de 5,4% em abril, aponta Ipea - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Procura por bens industriais tem queda de 5,4% em abril, aponta Ipea

As importações tiveram forte influência no resultado, com baixa de 10,6%

Por Carlos Briggs, às 15:22 - 08/06/2021

00:00 / 00:00

Oito dos 22 segmentos observados avançaram (Foto: José Paulo Lacerda/Confederação Nacional da Indústria)

A procura dos brasileiros por bens industriais está anêmica. A afirmação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que divulgou nesta terça-feira (8) resultado negativo feito por estudo no setor: em abril houve queda de 5,4%, na comparação com o mês de março.

Para o pesquisador do Instituto, Leandro Carvalho, o fraco desempenho da demanda doméstica é reflexo do desemprego e da falta de políticas públicas contínuas para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia nacional.

As importações tiveram forte influência no resultado, com baixa de 10,6%, também entre abril e março. Leonardo Carvalho destaca que a retomada da economia doméstica depende, em grande parte, do programa de vacinação nacional e a tentativa de prevenir novas ondas.

A procura dentro do país por bens da indústria de transformação também retraiu, com queda de 5,6%.

Já a indústria extrativa mineral apresentou crescimento de 7,1%, compensando a queda de 6,4% no período anterior. Oito dos 22 segmentos observados avançaram. Destaque para os segmentos de veículos, com alta de 3%, e de alimentos, aumento de 2,8%. Para especialistas, a variação é explicada pela valorização do PIB industrial, impulsionada pelo segmento de bens extrativos, o que compensou, em parte, a queda no setor de transformação.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU