TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Produção industrial apresenta sexto resultado negativo seguido - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Produção industrial apresenta sexto resultado negativo seguido

Segundo o IBGE, o índice teve queda de 0,2% em novembro

Por Andrezza Buzzani, às 10:41 - 06/01/2022

Em relação a novembro do ano passado, a queda foi de 4,4% (Foto: Marcelo Benedicto/Agência IBGE Notícias)

A produção industrial no Brasil teve queda de 0,2% em novembro na comparação com outubro. Esse é o sexto mês seguido de resultados negativos, somando um recuo de 4,0%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (6).

Em relação a novembro do ano passado, a queda foi de 4,4%. Até novembro do ano passado, a indústria acumulava alta de 4,7% no ano.

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, o setor ainda sofre os efeitos da pandemia da Covid-19, somado ao desabastecimento de matéria-prima, a alta dos juros e da inflação.

O recuo da atividade industrial na passagem de outubro para novembro foi acompanhado por apenas uma das quatro das grandes categorias econômicas e 12 dos 26 ramos pesquisados.

As maiores contribuições negativas vieram de produtos de borracha e de material plástico, com queda de 4,8%. A atividade perdeu toda a expansão acumulada nos meses de setembro e outubro.

A metalurgia registrou terceira queda seguida. A perda acumulada é de 7,7% no período.

Por outro lado, entre as treze atividades que apontaram crescimento na produção, as que tiveram maior impacto no mês foram produtos alimentícios, com alta de 6,8%, indústrias extrativas e veículos automotores, reboques e carrocerias.

A categoria de bens de capital teve o único resultado negativo em novembro de 2021 e eliminou o crescimento de 1,8% verificado em outubro.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU