TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Produção industrial registra variação nula em junho - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Produção industrial registra variação nula em junho

O principal impacto negativo aconteceu no setor de veículos automotores, reboques e carrocerias

Por Rafaela Cascardo, às 18:44 - 03/08/2021

00:00 / 00:00

Com o índice, o setor industrial permanece no patamar pré-pandemia (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN-PR)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostraram que a produção industrial se manteve estável em junho, com variação nula, após apresentar crescimento de 1,4% em maio. Com o índice, o setor permanece no patamar pré-pandemia.

Três das quatro grandes categorias econômicas e a maior parte das 26 atividades investigadas pela Pesquisa Industrial Mensal sofreram queda na produção. O principal impacto negativo aconteceu no setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que voltou a cair após ter resultados positivos em abril e maio.

Também tiveram quedas importantes os setores de celulose, papel e produtos de papel, e produtos alimentícios. Isso pode ter acontecido porque alguns itens instáveis, como o açúcar, tiveram uma queda maior em junho, o que pode ter relação com o clima mais seco, que afeta mais a safra e o processamento da cana-de-açúcar.

Em contrapartida, em relação a junho do ano passado, a indústria cresceu 12%, décima taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação. O setor acumula alta de 22,6% no segundo trimestre de 2021 e de 12,9% no primeiro semestre.

Para o chefe da pesquisa, André Macedo, as taxas altas se devem, em grande medida, à baixa base de comparação.

Em junho, o principal impacto positivo em comparação a maio foi de produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. No mês anterior, a produção dessa atividade já havia crescido 2,7%.

NEWSLETTER
OU