TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Projeto leva conhecimento sobre história do Rio de Janeiro em passeios a pé - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Projeto leva conhecimento sobre história do Rio de Janeiro em passeios a pé

Os grupos são acompanhados por guias turísticos e profissionais de áreas como arquitetura, geografia, história da arte, biologia e fotografia

Por Marcus Sadok, às 20:35 - 18/09/2021

00:00 / 00:00

Turistas e cariocas aprovam o passeio (Foto: Divulgação/Instituto Rio Antigo)

A melhor forma de redescobrir a história do Rio de Janeiro? “A pé é claro!".

O Instituto Rio Antigo percebeu que muitos lugares históricos da cidade do Rio tinham uma infinidade de cultura a ser explorada e decidiu criar um tour por vários pontos da cidade… mas o diretor do projeto, Daniel Sampaio aponta um diferencial: tudo a pé.

O trajeto desse sábado (18), foi na região conhecida como Pequena África, no Centro. Os visitantes conheceram ruas históricas, como a Sacadura Cabral, o Morro da Conceição, Largo São Francisco da Prainha e a Pedra do sal.

Turistas e cariocas aprovaram o passeio.

Uma das paradas do circuito a pé é o Cais do Valongo, o maior símbolo da escravidão no Brasil. Cerca de um milhão de escravos desembarcaram no Rio, até o século XIX. O objetivo do passeio é apresentar para reescrever a história. Segundo a guia Luana Ferreira, é como ficar de olho no passado para não repetir os mesmos erros no futuro.

Os grupos são acompanhados por guias turísticos e profissionais de áreas como arquitetura, geografia, história da arte, biologia e fotografia. Os ingressos são vendidos pela Internet, e todos os detalhes estão nas páginas do Instituto Rio Antigo nas redes sociais.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU