TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Retorno 100% presencial nas escolas da rede estadual do RJ acontece na próxima segunda-feira - Editoriais - Band News FM

Educação

Texto:
+
-

Retorno 100% presencial nas escolas da rede estadual do RJ acontece na próxima segunda-feira

A data marca o fim do ensino híbrido e do revezamento de turmas. O uso de máscara ainda é necessário

Por Ryan Lobo, às 08:20 - 20/10/2021

00:00 / 00:00

As unidades devem seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Todos os 725 mil alunos da rede estadual de ensino do Rio devem voltar a frequentar as salas de aula, de forma obrigatória, a partir da próxima segunda-feira (25). A data marca o fim do ensino híbrido. Não vai haver necessidade de distanciamento entre as carteiras ou revezamento de turmas. O uso de máscara ainda é necessário.

A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (20), do Diário Oficial. De acordo com o secretário de Educação, Alexandre Valle, apenas os alunos que testarem positivo para o coronavírus e os estudantes com comorbidades podem continuar estudando remotamente, desde que apresentem laudo médico.

Os colégios estaduais voltaram a receber os estudantes em agosto, mas com capacidade reduzida. O retorno presencial com 100% da capacidade é possível, segundo o Estado do Rio, já que a maioria dos professores e funcionários, cerca de 85% do total, já está com o esquema vacinal completo. 95% dos servidores já tomaram pelo menos a primeira dose.

Os alunos também vão poder assistir às aulas de reforço remotas no contraturno. Nas escolas, os estudantes vão receber a merenda, e, por isso, a recarga do cartão-alimentação e a distribuição de cestas básicas estão suspensas.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, somente em setembro deste ano, cerca de 80 mil alunos tiveram menos de 75% de frequência nas aulas presenciais e remotas, o que representa 11% do total de estudantes matriculados na rede. Por isso, segundo o secretário Alexandre Valle, a pasta vai fazer uma busca ativa pelo retorno dos jovens.

Esta vai ser a primeira vez em que todos os alunos das escolas do Rio, sejam elas públicas ou particulares, podem estar presentes nas salas de aula, desde o início da pandemia.

A rede municipal de ensino do Rio também completa os 100% dos estudantes de forma presencial na próxima segunda-feira (25). No entanto, o Município ainda oferece a opção de ensino remoto aos alunos que não se sentem seguros para o retorno presencial, diferente da rede estadual de ensino.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU