TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços cai 0,6% em setembro e interrompe cinco meses de crescimento - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços cai 0,6% em setembro e interrompe cinco meses de crescimento

Setor ainda ficou 3,7% acima do patamar pré-pandemia

Por Rafaela Cascardo, às 18:40 - 12/11/2021

Índice está 8% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014 (Foto: Divulgação/Rodoviária do Rio)

O setor de serviços caiu 0,6% em setembro, na comparação com o mês anterior, e interrompeu cinco meses de crescimento. Neste período, o ganho acumulado foi de 6,2%.

Com o resultado, o setor ainda ficou 3,7% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro do ano passado, mas está 8% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

A colunista da BandNews FM, Juliana Rosa, acredita que a inflação limitou o gasto dos brasileiros e prejudicou o setor. Por outro lado, ela explica que os números negativos são relacionados aos serviços para as famílias e para as empresas, analisados de forma conjunta. Mas, a análise separada, que leva em consideração somente as famílias, mostra que houve aumento.

Quatro das cinco atividades investigadas pela pesquisa acompanharam o recuo, com destaque para os transportes, que tiveram a taxa negativa mais expressiva desde abril do ano passado. Isso aconteceu por causa da queda no transporte aéreo de passageiros, devido à alta de 28% no preço das passagens aéreas, no transporte rodoviário de cargas e também no ferroviário de cargas, segundo os pesquisadores.

O estudante Rodrigo Couto conta que vai fazer a sua primeira viagem internacional após o avanço da vacinação. Mas a compra da passagem para o Uruguai foi feita após Rodrigo conseguir um bom desconto.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

NEWSLETTER
OU