TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços cresceu 3,7% em fevereiro e supera nível pré-pandemia - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços cresceu 3,7% em fevereiro e supera nível pré-pandemia

Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (15)

Por Andrezza Buzzani, às 14:44 - 15/04/2021

00:00 / 00:00

Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, houve um recuo de 2,0% (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O setor de serviços no Brasil cresceu 3,7% em fevereiro na comparação com janeiro, superando pela primeira vez o nível pré-pandemia da Covid-19. Essa é a nona taxa positiva seguida.

Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, houve um recuo de 2,0%. Já no acumulado dos últimos doze meses, a queda foi de 8,6% e apontou o resultado negativo mais intenso da série histórica, iniciada em dezembro de 2012.

Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (15).

Todas as cinco atividades pesquisadas cresceram em fevereiro de 2021. O maior impacto veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 4,4%.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o aumento do comércio online provocou uma demanda às empresas transportadoras.

A maior alta do mês, de 8,8%, foi registrada pelos serviços prestados às famílias. Mesmo assim, a receita da atividade que engloba serviços como alojamento e alimentação, sofre com os impactos da pandemia e está 23,7% abaixo do que em fevereiro de 2020.

Dono de um restaurante no Rio de Janeiro, Rômulo Torres, diz que, apesar do pequeno avanço, a recuperação ainda é lenta.

O mesmo comportamento aconteceu com o índice de atividades turísticas, que subiu 2,4 % em fevereiro frente ao mês anterior, mas ainda precisa crescer 39,2% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020.

Dezoito das 27 Unidades da Federação avançaram no volume de serviços em fevereiro de 2021, comparado a janeiro.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU