TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços prestados no país atinge o maior patamar desde 2015 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços prestados no país atinge o maior patamar desde 2015

A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Por Gustavo Sleman, às 17:19 - 14/10/2021

00:00 / 00:00

Os serviços prestados às famílias avançaram 4,1%, acumulando crescimento de 50,5% (Foto: Agência Brasil)

O setor de serviços prestados no país atinge o maior patamar desde 2015 com a alta de 0,5% registrada em agosto. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o levantamento realizado pela Pesquisa Mensal de Serviços, os números, que representam a quinta taxa positiva seguida, fizeram com que a área fique 4,6% acima do período pré-pandemia.

O avanço foi impulsionado por quatro das cinco atividades, com destaque para serviços de informação e comunicação e transportes. O estudo cita o desenvolvimento e licenciamento de softwares, portais e provedores de conteúdo, além de edição integrada e impressão de livros.

Os serviços prestados às famílias avançaram 4,1%, acumulando crescimento de 50,5%. Segundo o IBGE, o aumento tem origem no segmento de alojamento e alimentação, como os hotéis e restaurantes. Mesmo com o avanço em agosto, os serviços prestados às famílias operam 17,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.

A colunista da BandNews FM, Juliana Rosa, destaca a importância do setor, que segundo ela, é um dos principais pontos da economia brasileira.

Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Já na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços cresceu 16,7%.

Segundo o IBGE, desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas por determinação de governos locais em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus.

NEWSLETTER
OU