TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços tem pequena recuperação em nova pesquisa do IBGE - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços tem pequena recuperação em nova pesquisa do IBGE

No entanto, ainda está 1,5% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, antes da pandemia

Por Amanda Martins, às 16:37 - 11/06/2021

00:00 / 00:00

Setor não continua em um bom momento (Foto: Agência Brasil)

O setor de serviços recupera pequena parte da queda registrada em março com o crescimento de 0,7% registrado em abril. No entanto, ainda está 1,5% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, antes da pandemia. A conclusão é da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, divulgada nesta sexta-feira.

O resultado em abril foi impulsionado por duas das cinco atividades analisadas: informação e comunicação, com crescimento de 2,5%, puxada pelo setor de tecnologia da informação e os serviços prestados às famílias, com 9,3%. Nesse caso, liderado pelos restaurantes.

A gerente de marketing do grupo Alento, que é detentor de algumas marcas de restaurantes, explica que a ida de clientes aos estabelecimentos aumentou. Segundo Lívia Cravo, o movimento foi observado, principalmente, em unidades que ficam dentro de shoppings.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado precisa ser relativizado porque, em março, os decretos estaduais estavam mais restritivos e, em abril, se observou o início das flexibilizações.

Já na comparação com abril de 2020, o volume de serviços avançou 19,8%, segunda taxa positiva seguida. No acumulado do ano, o setor cresceu 3,7%, interrompendo três quadrimestres seguidos de taxas negativas.

13 das 27 unidades da federação cresceram no volume de serviços no mês analisado em comparação com março. Os impactos mais positivos vieram de São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Por outro lado, Minas Gerais e Mato Grosso registraram as principais retrações no período.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU