TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Sítio Roberto Burle Marx pode se tornar Patrimônio Cultural Mundial - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Sítio Roberto Burle Marx pode se tornar Patrimônio Cultural Mundial

Caso seja reconhecido, o espaço se tornaria o 23º bem brasileiro em lista de patrimônios mundiais

Por Gustavo Sleman, às 17:15 - 22/07/2021

00:00 / 00:00

Sítio recebe cerca de 30 mi visitantes por ano (Foto: IPHAN)

O Sítio Roberto Burle Marx pode se tornar Patrimônio Cultural Mundial. A nomeação vai ser analisada a partir de sábado (24) durante reunião da Unesco na China e a chancela pode ser divulgada até o próximo dia 31.

A decisão ocorreria em 2020, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. Caso seja reconhecido, o espaço se tornaria o 23º bem brasileiro em lista de patrimônios mundiais.

Localizado na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, o local tem 407 mil metros quadrados de área e abriga uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.

O processo de construção de candidatura começou com a inscrição na lista indicativa brasileira a Patrimônio Mundial, em 2015.  

Desenvolvido pelo Iphan, o dossiê final do Sítio Burle Marx foi entregue à Unesco em janeiro de 2019. No mesmo ano, representantes do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios estiveram em uma missão de avaliação no Sítio, que deu origem a um relatório final. 

O título, que vai ser decidido em votação, cria um compromisso internacional de preservação do local.

Reconhecido como um dos mais importantes registros da obra de Burle Marx, o Sítio recebe cerca de 30 mi visitantes por ano. O paisagista chegou a viver no sítio, que foi doado ao Iphan.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU