TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
STJ nega habeas corpus de Glaidson Acácio dos Santos - Editoriais - Band News FM

Justiça

Texto:
+
-

STJ nega habeas corpus de Glaidson Acácio dos Santos

O ex-garçom é acusado de comandar um esquema de pirâmide financeira com criptomoedas

Por Andrezza Buzzani, às 12:02 - 15/09/2021

Na decisão foi considerada o potencial risco de fuga dos investigados (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos, acusado de comandar um esquema de pirâmide financeira com criptomoedas.

A decisão foi dada pelo desembargador Jesuíno Rissato nesta terça-feira (14). O juízo apontou indícios de movimentações financeiras atípicas que chegariam a bilhões de reais, valores que estariam sendo remetidos ao exterior, como uma possível forma de ocultar o patrimônio investigado.

O juiz também considerou o potencial risco de fuga dos investigados e a possibilidade de lesão irreversível aos investidores.

No dia 2 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região também havia negado um pedido liminar para soltar Glaidson, mas ainda não houve o julgamento de mérito.

Ao renovar o pedido no STJ, a defesa do empresário questionou a competência da Justiça Federal para o caso e alegou que o mercado de criptomoedas não integra o Sistema Financeiro Nacional, de modo que as acusações contra ele não caracterizariam crimes.

Sem entrar no mérito das alegações da defesa, o desembargador destacou que a jurisprudência do STJ não admite a utilização do habeas corpus para questionar decisão do relator que negou a liminar no tribunal de origem.

O ex-garçom e fundador GAS Consultoria foi preso pela Polícia Federal no dia 25 de agosto. Segundo a PF, os integrantes do esquema movimentaram cerca de R$ 38 bilhões.

A BandNews FM tenta contato com a defesa de Glaidson Acácio dos Santos.

NEWSLETTER
OU