TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Transferências de bens em cartórios do Rio aumentam 80% durante a pandemia - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Transferências de bens em cartórios do Rio aumentam 80% durante a pandemia

Só no segundo semestre de 2020, mais de 10 mil atos de testamentos, inventários, partilhas e doação de bens foram registrados

Por Maria Eduarda Aloan, às 22:19 - 09/03/2021

00:00 / 00:00

A transferência de bens nos cartórios de notas do estado do Rio aumentou em 80,4% durante a pandemia da Covid-19, segundo levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil, seção Rio.

Só no segundo semestre de 2020, mais de 10 mil atos de testamentos, inventários, partilhas e doação de bens foram registrados no estado. Quatro mil e quinhentos a mais do que no primeiro semestre de 2020. O presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Rio, Renato Villarnovo, explicou o motivo do aumento.

Idosos e profissionais da saúde são os principais perfis que buscaram os serviços.

Com mais de 2 mil atos, dezembro foi o mês com mais pessoas procurando pelas transferências de bens no ano passado. Foi nesse mês que a advogada Bárbara Lupetti perdeu o irmão Leonardo, de 44 anos, por complicações da Covid-19. Ela assumiu o inventário junto com a cunhada e os sobrinhos.

Esse aumento, do primeiro para o segundo semestre de 2020, foi ainda 53 pontos porcentuais acima da média estadual entre os semestres, dos últimos nove anos, que é de 27%. Os dados revelam a preocupação da população em garantir que os bens sejam transferidos de acordo com as próprias vontades em caso de morte.

Agora, o serviço pode ser feito de forma online por meio de videoconferência pela plataforma eletrônica e-Notariado. Basta acessar o site www.e-notariado.org.br.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU