Vila Cruzeiro é a primeira comunidade a ter serviço de e-commerce
O objetivo é atender regiões afetadas pelo crime organizado
Por Eric Miranda*, às 14:17 - 23/02/2021

Diretor executivo da Clique Retire, tem a expectativa de expandir o serviço para outras comunidades (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
A Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, é a primeira comunidade do Rio a ter serviço de e-commerce. A iniciativa é da empresa Clique Retire para tentar suprir a dificuldade de entrega de mercadorias em regiões afetadas pelo crime organizado, que atinge 44% da população carioca.
Segundo a companhia, o usuário deve fazer um cadastro pelo site ou aplicativo da empresa. Após a chegada do produto, o cliente vai receber uma mensagem pelo telefone. A partir deste momento, o prazo para retirada é de até 72 horas no e-Box selecionado, através de um QR Code.
A estudante Esther Agatha Vieira Ferreira, de 22 anos, abriu um empreendimento na comunidade e relata que o serviço facilitou as vendas.
De acordo com uma pesquisa feita pelos institutos Data Favela e Locomotiva, um terço dos consumidores que moram em favelas compram produtos pela internet, mas não conseguem receber os produtos em casa.
O diretor executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo, afirma que a expectativa é expandir o serviço para outras comunidades.
Os compartimentos estão em fase de testes dentro da sede da ONG Atitude Social, na Estrada José Rucas, 1.266, na Penha, Zona Norte do Rio.
*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.