TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Volume de vendas do comércio varejista no Brasil cresce 0,6% em fevereiro - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Volume de vendas do comércio varejista no Brasil cresce 0,6% em fevereiro

Em relação ao mesmo período do ano passado, o comércio varejista recuou 3,8

Por Andrezza Buzzani, às 17:06 - 13/04/2021

00:00 / 00:00

Das oito atividades pesquisadas, quatro tiveram altas (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O volume de vendas do comércio varejista no Brasil cresce 0,6% em fevereiro, na comparação com janeiro, após dois meses seguidos de queda. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (13), pelo IBGE.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o comércio varejista recuou 3,8%. Já no acumulado do ano, houve uma queda de 2,1%.

Das oito atividades pesquisadas, quatro tiveram altas. Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado do mês foi impactado principalmente pela alta de 0,8% no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Fábio Queiroz, explica que o setor tem adotado algumas estratégias para garantir a estabilidade das vendas.

O setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve o maior crescimento comparado a janeiro, de 15,4%. Por outro lado, em relação a fevereiro de 2020, a queda é de 41%. As constantes reduções das vendas desse grupo podem ser explicadas, segundo a pesquisa, pela substituição do papel pelo digital no ensino remoto e pelo fato de muitos alunos ainda não terem retomado as atividades presenciais.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 4,1% frete a janeiro, registrando a primeira variação positiva após duas quedas seguidas.

As vendas cresceram em 19 unidades da federação com relação a janeiro.

NEWSLETTER
OU